sexta-feira, 27 de abril de 2012

Quer entender um pouco mais sobre o choro do bebê???

Se cada vez que o bebê chora você entra em pânico, saiba que o seu desespero pode deixá-lo ainda mais irritado. O mesmo acontece quando ele é sacudido. “Esses comportamentos são comuns em mães de primeira viagem e não ajudam em nada. Na verdade, podem atrapalhar o relacionamento entre mãe e filho, não permitindo que ela passe o conforto necessário para o bebê”, diz a pediatra Cecília Mello Miranda, do Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). 

A especialista explica que o choro é a única forma que o pequeno tem para comunicar suas insatisfações, como fome e fralda suja. Sendo assim, não há motivos para preocupação, afinal, seu filho está reagindo diante dos desconfortos, o que é totalmente saudável e natural. 

Sinais de alerta

Agora, se o pequeno já está com a fralda limpa, a barriga cheia, a sede saciada e continua chorando, vale seguir a orientação da médica: “Como o cheiro e a voz da mãe são referências de vida para o bebê, aconselho que ela acalente-o sempre, com uma conversa, um afago ou colocando-o no colo. O importante é que a criança se sinta segura e amada e saiba que a mãe está por perto”, diz Cecília. 
Se depois de seguir essas orientações o berreiro continuar, vale a pena investigar os seguintes fatores:

- Sono. Quando os pais respeitam a necessidade que o bebê tem de dormir, as chances dele ficar irritado diminuem. Sendo assim, evite levá-lo a lugares muito agitados ou fazer passeios muito longos, principalmente nos primeiros meses de vida.   

Roupa. É comum a criança chorar por conta de uma etiqueta, golas ou peças muito quentes ou apertadas. Para tirar a prova, troque a roupa dele ou dê um banho.

- Dor. Se o choro é persistente, dando a impressão de incômodo, há manchas na pele ou o abdômen está distendido, leve o bebê ao pediatra o quanto antes.

Bebê de fases

De acordo com a pediatra Cecília Mello Miranda, a fase de vida do pequeno também interfere no motivo do choro. Veja:

Até os 3 primeiros meses. O sistema gastrointestinal da criança ainda é imaturo, o que pode levar a crises de cólicas e refluxo.

Dos 3 aos 6 meses. A curiosidade de ver o mundo sob outro ângulo faz com que o bebê tenha vontade de sentar. Mas, como ainda não tem coordenação motora, ele não consegue ficar sozinho nessa posição, o que pode levá-lo a botar a boca no trombone. Além disso, é por volta dos seis meses que os dentes começam a surgir, causando irritabilidade e aumentando o chororô. 

Dos 6 aos 12 meses. Nessa etapa acontece o início da alimentação complementar, que pode causar gases e intestino preso, e a interação com outras crianças, levando ao surgimento das primeiras doenças infantis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio deixar seu comentário...Fico muito feliz...volte quantas vezes desejar!!!! bjo. Luh