sábado, 28 de abril de 2012

O mundo aos olhos dos bebês...

Quem nunca quis saber como o bebê enxerga o mundo a sua volta? Os mitos são muitos: “ele não enxerga nada” ou “vê tudo em preto e branco” são alguns deles. Para esclarecer essa questão, confira abaixo a explicação de dois especialistas.
“O bebê começa a perceber a luz ainda dentro do útero, entre o sexto e o sétimo mês, quando as pálpebras ganham movimento", diz o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor-clínico do Instituto de Moléstias Oculares. Quando nasce, ele consegue enxergar o que o rodeia bem de perto - entre 15 e 40 centímetros -, na forma de vultos enevoados, sem detalhes ou profundidade. As cores, apenas algumas, principalmente os tons fortes.
No início da vida é como se os bebês vissem o mundo através de um vidro embaçado. “À medida que crescem, a visão evolui. É como andar ou falar, uma conquista gradativa, que depende de treino e do amadurecimento neurológico”, explica Centurion.
De acordo com a oftalmologista Maria Carrari, aos dois meses um bebê ainda não consegue distinguir bem um gato de uma criança que passa ao lado do seu carrinho. “No sexto mês, ele já sabe a diferença entre um e outro. Nessa fase, ele começa a ver objetos em três dimensões e tem maior noção de espaço", completa. "Até o terceiro mês de vida, os bebês têm dificuldades para coordenar o alinhamento dos olhos, pois os músculos responsáveis pela movimentação do globo ocular estão em desenvolvimento, mas isso vai se ajustando naturalmente", explica a médica.
É também pela visão que o bebê percebe que é igual às pessoas que o cercam, "é o momento em que ele descobre a própria imagem no espelho, o que costuma ocorrer entre o primeiro e o segundo ano de vida", esclarece a médica.
Por volta do dois anos de idade, a criança já enxerga como um adulto, mas o desenvolvimento neurológico completo da visão só se dá entre seis e oito anos. “Por isso, o quanto antes forem detectados problemas de visão no bebê, maiores serão as chances de garantir uma visão normal na vida adulta”, alerta a oftalmologista Carrari.
Agora que você já sabe passo a passo todas as fases da formação da visão dos bebês, cuide para que ele descubra com saúde a magia das cores e formas do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio deixar seu comentário...Fico muito feliz...volte quantas vezes desejar!!!! bjo. Luh