quarta-feira, 28 de março de 2012

5 meses e 4 semanas

O bebê de 5 meses, 4a. semana



Como seu bebê está crescendo

Seu bebê agora já enxerga e escuta quase tão bem quanto você. Ele também está se comunicando cada vez melhor, com gritinhos, "falas" e mudanças no tom de voz. Pode usar gestos e dar boas gargalhadas.

Com esta idade, cerca de metade dos bebês já balbucia alguma coisa, repetindo uma sílaba como "ba", "ma" ou "ga", ou outras combinações de consoantes e vogais. Você já pode começar a ensinar o som dos animais, e também descrever as coisas que aparecem: "Olha só que bonito aquele carro vermelho!"


Como fica sua vida

Quando as noites maldormidas são uma constante na vida, pode ficar muito difícil funcionar durante o dia. Mas nem tudo está perdido. Veja abaixo uma estratégia de três passos para melhorar sua situação.

1. Mais sono para o bebê
Com esta idade, os bebês já são capazes de dormir a noite toda, embora nem todos façam isso. Se o seu ainda não consegue, você pode tentar ensiná-lo. Consulte nossa
área sobre o sono do bebê.

2. Mais sono para você
- Sempre que conseguir, durma um pouco durante o dia. Até no trabalho (arranje um cantinho onde possa fechar os olhos. Vale até o carro.)
- Simplifique tarefas do dia-a-dia. Descansar é prioridade!
- Vá dormir cedo. Se o bebê ainda estiver acordado, peça a seu parceiro para colocá-lo na cama.
- Procure ir dormir e levantar todos os dias mais ou menos no mesmo horário.

3. Um sono mais profundo para você
Tente usar técnicas de relaxamento antes de dormir. Vale desde tomar um copo de leite morno, tomar um banho quentinho, fazer ioga, respirar profundamente ou (maravilha das maravilhas!) receber uma massagem.

Resista à tentação de ficar vegetando na frente da TV até desmaiar de sono. Assista só ao que realmente tem vontade. Depois, desligue a TV e faça alguma coisa por você, mesmo que seja só entrar embaixo das cobertas e fechar os olhos (e mesmo que seja supercedo!).

Cuide-se de outras formas, alimentando-se bem durante o dia e praticando exercícios. Evite bebidas com cafeína (incluindo refrigerante) depois das 18h, e guarde as tarefas mais chatas e estressantes do seu dia para logo de manhã.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio deixar seu comentário...Fico muito feliz...volte quantas vezes desejar!!!! bjo. Luh