sábado, 7 de julho de 2012

Brinquedos e brincadeiras para seu bebê

Brincar e jogar tem uma importância decisiva para o bebê. Brincando, além de aproveitar a alegria da vida, o bebê evolui e cresce.
Mexendo nas coisas, colocando-as na boca, apalpando objetos, etc., ele capta diariamente centenas de informações que permitem que raciocine e vá formando sua inteligência.
Além disso, se o jogo for partilhado com outras pessoas, vai ajudá-lo na integração social.

Um jogo para cada idade

Nem todos os jogos são adequados para um bebê. Cada idade corresponde a certas capacidades, e todos os jogos têm um grau de dificuldade que é preciso considerar.
Entre 0 e 3 meses, o bebê sente-se muito atraído pelos sons, a música, o movimento, a luz e a cor. Os jogos mais adequados para essa idade são os móbiles com caixas de música pendurados no teto ou no berço e, naturalmente, músicas na hora de dormir ou simplesmente ser embalado nos braços dos pais.
Entre os 3 e 6 meses, o bebê, além do que já falamos, mostra também interesse em colocar objetos na boca, pegar coisas e se relacionar com os outros. Nessa idade gosta de fazer, e de que lhe façam, caretas e sorrisos, sente interesse pelos brinquedos que pode chupar, por passear no seu carrinho e descobrir o mundo.
Entre os 6 e os 9 meses, o bebê coloca tudo na boca e gosta de brincar com bonecos e patinhos ou objetos de borracha, especialmente se fizerem barulho. As bolas são também apropriadas para essa idade, pois oferecem uma ótima oportunidade de brincar fazendo-a rolar continuamente. E, é claro, a criança adora brincar jogando objetos no chão.
Entre os 9 meses e 1 ano, o bebê começa a caminhar e aperfeiçoa incrivelmente todos os seus movimentos. Domina com habilidade os movimentos das mãos e adora pegar em colheres, copos de plástico. Levanta-se e senta-se constantemente, esconde-se, empurra e muda de lugar todo tipo de objeto, guarda no cesto de brinquedos e tira de volta, faz isso com muitos objetos que tem nas mãos. Os cubos de plástico são ótimos para essa idade.
Quando a criança atinge o primeiro ano de vida, já aperfeiçoou sua habilidade em manusear objetos, sendo capaz de relacionar formas e cores. Os pequenos quebra-cabeças de grandes peças ou as figuras geométricas para encaixar são adequados para essa fase da evolução da criança. O mesmo acontece com os veículos de rodas.

Brinquedos perigosos

É importante que toda vez que seu filho resolva brincar com um objeto perigoso você diga “não” carinhosamente e tire o objeto de sua mão. Nunca o deixe brincar com objetos que possa colocar na boca e que tenham peças destacáveis ou cortantes.
É preciso tomar algumas precauções com os brinquedos que o bebê coloca na boca. Devem ser grandes o suficiente para que não sejam engolidos ou aspirados e fabricados com substâncias não tóxicas nem inflamáveis.


retirado: letsfamily.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio deixar seu comentário...Fico muito feliz...volte quantas vezes desejar!!!! bjo. Luh