sexta-feira, 15 de junho de 2012

Olha eu aqui, mãe!


O pequeno está chorando e o mais velho quer brincar. O que fazer? Descubra como dividir seu tempo entre duas crianças, sem deixar ninguém chupando o dedo...

Se com um filho as preocupações são suficientes para manter a cabeça e a agenda ocupadas 24 horas por dia, a chegada do segundo irá duplicá-las. Mas não há motivo para o desespero. Para começo de conversa, saiba: desde que não seja uma reação exagerada, é natural o coração ficar espremido quando não dá para dedicar aos dois pequenos a atenção desejada. “É quase impossível se eximir desse peso”, comenta Luciene Tognetta, do Laboratório de Psicologia Genética da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. Antes de ficar maluca tentando atender a todos os chamados das crianças, lembre-se de cuidar do seu próprio bem-estar. Afinal, sem saúde, não há mãe que aguente.

Use a experiência da primeira gravidez a seu favor. Você está craque em cólicas e choros incessantes, já passou por um puerpério – o período de até 40 dias após o parto em que o corpo enfrenta uma verdadeira revolução para voltar à vida normal – e sabe que essa pode ser uma fase de sensibilidade, cansaço e oscilações no humor. “Aí é preciso contar com uma rede de apoio”, aconselha a ginecologista Carolina Ambgrogini, da Universidade Federal de São Paulo. 

Ou seja: é importante que avós, tios e, claro, o pai estejam por perto para auxiliá-la nas tarefas com o recém-chegado e também para dar uma atenção especial ao primogênito, que fica mais sensível quando ganha um irmãozinho.

O revezamento, aliás, é a estratégia menos desgastante para os pais. “Se ambos assumirem as responsabilidades, tudo ficará mais fácil”, acredita a psicóloga Vera Resende, professora da Universidade Estadual Paulista, em Assis, no interior de São Paulo. É claro que algumas missões, como a amamentação, cabem somente à mulher. O jeito é, quando pintar um intervalo, aproveitar para fazer com o mais velho algo de que ele goste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio deixar seu comentário...Fico muito feliz...volte quantas vezes desejar!!!! bjo. Luh