terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dicas para o bebê dormir...


Você tem um bebê ai na sua casa igual a minha pequena que é um verdadeiro terror na hora de dormir? Então leia essa reportagem, acho que pode ajudar...


Para fazer o ritual do sono não é preciso de mágica e nem varinha de fada! Se você é mãe ou pai e o seu maior desejo é dormir, mas o seu pequeno fica ligadão, algumas dicas simples podem ajudar a tornar o sono da família mais tranquilo.
Um estudo realizado pela Johnson & Johnson contou com a participação de Jodi Mindell, especialista em sono pediátrico do Hospital das Crianças da Filadélfia. Participaram da pesquisa 58 bebês e mães com menos de dois anos de idade. Num primeiro momento as mães foram orientadas para continuarem com a rotina normal durante o dia. Em seguida deveriam seguir esse ritual: banho morno, massagem no corpo do bebê ou alguma atividade tranquila para o pequeno.
Veja só que interessante os resultados: os pequenos acordaram 38% menos durante a noite, reduziu-se em 49% o tempo de vigília noturna e os bebês dormiram 37% mais rapidamente. Só benefícios, para os bebês e pais!



Que tal seguir algumas dicas? É fácil e tornará a hora de dormir muito mais gostosa!

MANTENHA UMA ROTINA FIXA

A repetição é tranquilizadora para o bebê, pois ele, conhecendo a rotina, deixa-se ser induzido por ela. O ideal é que tudo siga um ritual, que deve ser repetido sempre da mesma forma e no mesmo horário.

EVITE AGITAÇÃO

Geralmente o comportamento noturno do bebê tem influência direta no seu comportamento durante o dia, e principalmente no comportamento de quem está pertinho dele. Por isso, nada de agitação. Se o bebê sentir esse clima se agitará também.

SHANTALA

A massagem ajuda a criança a relaxar o corpinho e favorece o sono mais reparador.

BANHO DE IMERSÃO

Depois da Shantala, o ideal é terminar com um banho de imersão para completar o relaxamento. O banho é sempre tranquilizador e ajuda naqueles momentos em que você tentou tudo e nada adiantou.

AMBIENTE ACOLHEDOR

O colchão, o berço, a roupa de cama e o pijama devem ser bem gostosos! Um pouquinho antes da soneca noturna não ofereça estímulos, como televisão e muita luminosidade no ambiente. Coloque uma música tranquila, leia um livro e fale com tom de voz mais suave. Sentindo esse ambiente calmo será mais fácil o pequeno não brigar com o sono.

BICHINHOS

Oferecer um objeto de transição, como um bichinho, por exemplo, desde que seja lavável e sem pêlos para não causar alergias, pode representar a segurança de que ele não está sozinho.

MÚSICA

A associação da música suave ao sono também é recomendada e o ideal é que seja sempre a mesma música.


retirado daqui!

5 comentários:

  1. Aqui em casa ainda é um terror, logo mais vou até fazer um post . Ótimas dicas !

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tive problemas na hora do dormir, mas eu não dou banho porque percebi que o banho agita o Luiz Felipe, engraçado,né? beijo, tati - amigosdefraldas

    ResponderExcluir
  3. Coisa mais linda essa foto! A Lara dorme muitissimo bem, desde o começo. Aprendi com minha mãe: até hpje, chega 20h eu tenho vontade de ir dormir, porque qdo era pequena, esse era o nosso horário de dormir, querendo ou não. Sigo assim com a Lara e está dando certo. Dorme as 20h, as vzs antes, dorme a noite toda. E de dia tbm, após o almoço. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa qndo começa a dá a hora de dormir, deitamos no sofá juntos, colocamos no desenho com som mais baixo, luz apagada e muito carinho. Apesar que as vezes isso não funciona rsrs

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Luana, essas dicas são realmente úteis. Eu sempre fiz isso comas minhas filhas. Aliás, até hoje faço massagem de vez em quando. Além de aproximar, ser um momento de carinho, ajuda a relaxar e melhora o sono.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Que bom que você veio deixar seu comentário...Fico muito feliz...volte quantas vezes desejar!!!! bjo. Luh