sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Quando o bebê vai encaixar???

Conforme o bebê vai crescendo, no fim da gravidez, o próprio formato do útero, além do fígado e dos intestinos da mãe, incentiva a parte do corpo dele mais próxima do colo do útero (normalmente a cabeça, mas às vezes o bumbum) a se encaixar na cavidade pélvica.

Isso pode acontecer já na 33a ou 34a semana, mas existe a chance de só ocorrer logo antes do trabalho de parto. O fato de o bebê ter encaixado cedo não significa que você vá dar à luz cedo. O mais comum é o bebê encaixar por volta da 37a ou 38a semana, mas esse processo também pode ser afetado por muitas outras coisas:

• Se você for adepta de atividades físicas e tiver músculos abdominais bem fortes, aumentam as chances de a posição do seu bebê ser ligeiramente diferente, o que dificulta um pouco que ele encaixe na sua cavidade pélvica. Para incentivar o bebê a encaixar, você pode relaxar os músculos da barriga, "estufando-a".

• Se você passa muito tempo sentada -- no trabalho ou no carro, por exemplo --, seu bebê tem mais chance de estar na posição posterior, ou seja, de costas para suas costas, olhando para fora do seu corpo. Nessa posição, é mais difícil para o bebê entrar na sua bacia.

Esse tipo de apresentação do bebê não é a melhor para um trabalho de parto eficiente, em parte porque a parte do corpo dele mais próxima do colo do útero fica alta por mais tempo. Você pode diminuir essa possibilidade inclinando-se um pouco para a frente quando se sentar, e manter os joelhos abaixo do nível do quadril. Assim, estará encorajando o bebê a virar de costas para você, como se ele olhasse para dentro da sua barriga.

• Se você já teve mais de um bebê antes, os músculos da sua barriga estarão mais flácidos, e o bebê vai conseguir mudar de posição com mais facilidade. Às vezes, em vez de ficar na posição longitudinal ("reta", na vertical), o bebê pode ficar atravessado na sua barriga (na posição transversa) ou inclinado (posição oblíqua).

Nessas posições, é menos provável que o bebê encaixe antes do início do trabalho de parto. Por isso, em segundas gestações ou subsequentes, a criança encaixa bem mais perto da hora do parto, às vezes só na hora mesmo.

• Se seu bebê for muito grande, ele pode só encaixar quando as contrações começarem.

• O formato da sua bacia também pode ser relevante. Às vezes a bacia é estreita. Nesses casos, pode demorar mais tempo para a parte do corpo de bebê que se apresenta primeiro encaixar, mas, quando isso acontece, o parto costuma ser rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio deixar seu comentário...Fico muito feliz...volte quantas vezes desejar!!!! bjo. Luh