sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Compras: enxoval do bebê que nasce no calor (0 a 3 meses)

O BabyCenter preparou para você uma lista bem básica para preparar o enxoval do bebê, de recém-nascido (tamanho conhecido como RN ou PP) até ele ter, mais ou menos, 3 meses.

Levando em conta o clima do lugar onde mora, assim como a época do ano em que seu filho vai nascer, apresentamos uma relação de itens mais leves, para dias e noites mais quentes, não esquecendo nunca daquela famosa mantinha para proteger do vento.

É claro que você precisa calcular de acordo com a época do ano. Para quem mora em São Paulo, por exemplo, e vai ter bebê em março, o enxoval começa como de calor, mas precisa ter itens de frio porque em maio já vai estar mais frio. O mesmo, mas ao inverso, para bebês de agosto. Faça os cálculos de acordo com sua região, e use nossa lista de enxoval para bebês que nascem no frio.

Considere que os bebês nesses primeiros meses sujam MUITAS fraldas por dia e, frequentemente, as roupas também, daí a necessidade de um número razoável de peças básicas.

Por outro lado, não adianta exagerar demais no número de conjuntos muito sofisticados, porque o nenê cresce rápido e acaba perdendo logo aqueles macacõezinhos tão lindos.

Na hora de trocar, fica bem mais fácil, tanto para o bebê como para quem troca, se a roupa não tiver de passar pela cabeça. Procure escolher roupas que tenham abertura na frente ou lateral, ou pelo menos com um botãozinho na gola para passar mais fácil. Para seu próprio conforto, evite peças com abertura nas costas, porque fica mais difícil segurar o bebê e fechar botõezinhos ao mesmo tempo.

Os especialistas não recomendam colocar cobertores ou mantas em crianças pequenas para dormir (leia nosso artigo sobre como criar um ambiente seguro para o sono do bebê). Se você achar que uma noite ou outra está mais fria, opte por um macacão mais fechado e coloque body e mijão por baixo.

E por fim, procure lavar todas as roupinhas com antecedência, sempre usando sabão neutro ou de coco, para não passar sufoco nas horas antes do parto.

A lista de enxoval: itens essenciais


Os itens abaixo são uma quantidade mínima para ter trocas suficientes com conforto. Mas tudo depende da rotatividade da lavagem de roupa na sua casa. Se você não pode lavar várias vezes por semana e as roupas demoram a secar, talvez precise aumentar a quantidade.

Outra questão é o tamanho do bebê. Bebês que nascem pequenos (com 3 kg ou menos) usam bastante as roupinhas RN, por mais de um mês. Já bebês que nascem maiores (3,5 kg ou mais) usam roupas RN por cerca de 15 dias, ou até menos.

O enxoval já inclui as roupinhas necessárias para a mala da maternidade.


1 roupa para "saída da maternidade": deve ser confortável, mais quentinha (mas sem exageros) e bonita para estar nas fotos que serão guardadas para sempre

Body de manga curta: 6 tamanho RN e 6 tamanho P

Body de manga comprida: 4 tamanho RN e 4 tamanho P

Calça tipo "mijão" ou culote com ou sem pé: 6 tamanho RN e 6 tamanho P

Macaquinho ou jardineira curta para banho de sol: 4 tamanho P

Macacão inteiro de manga comprida: 5 tamanho RN e 6 tamanho P (é bom ter alguns mais fininhos, de malha ou algodão, e um ou dois mais grossos, de plush, por exemplo)

Camiseta: 4 tamanho P

Calça de moletom, legging ou jeans: 2 tamanho P

Casaquinho de lã, linha ou moletom grosso: 2 tamanho RN e 2 tamanho P

Macacão de algodão simples, confortável, tipo pijama: 2 tamanho RN e 2 tamanho P

Meia: 6 pares

Chapéu para sol: 2

Manta de algodão: 2

Xale de lã: 1

Fralda de pano para usos variados: Pelo menos 4

Paninho de boca: Pelo menos 6

Toalha de banho com capuz: 3

Lençol de baixo com elástico, para berço: 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio deixar seu comentário...Fico muito feliz...volte quantas vezes desejar!!!! bjo. Luh