terça-feira, 20 de setembro de 2011

37ª semana de gestação

Como seu bebê está crescendo 

Parabéns! Teoricamente o bebê está pronto. Se nascer a partir de agora, não será mais considerado prematuro, e sim um bebê "a termo". Mas, quanto mais tempo ele ficar na barriga para ganhar peso, melhor. 

Esta semana o bebê está perdendo o lanugo, uma penugem que o cobria até agora. Também perde o verniz caseoso (também chamado de vérnix), que é uma camada gelatinosa que cobria a pele dele para protegê-la. Parte dessa película ainda pode estar lá quando ele nascer. 

Tanto o lanugo como o verniz são engolidos pelo bebê, e vão formar seu primeiro cocô, uma mistura quase preta chamada mecônio. Veja aqui qual é a cara do primeiro cocô do bebê. 

Alguns bebês nascem bem cabeludos, e outros completamente carecas. Saiba no entanto que tanto a cor quanto a textura do cabelo (liso, crespo, grosso, fino) podem mudar depois dos primeiros meses. 

Clique aqui para ver uma imagem do seu bebê.


Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo, até dentro do útero. As páginas de desenvolvimento fetal têm o objetivo de dar apenas uma ideia geral de como o bebê cresce durante a gravidez.







Como fica sua vida 

É provável que esta semana você tenha dificuldades para dormir. Há pesquisas mostrando que o terceiro trimestre é o pior para o sono da grávida. Dormir quase sentada, com a ajuda de travesseiros, ajuda a aliviar a azia. Leia mais sobre como se alimentar bem neste finzinho de gravidez. 

Nesta etapa talvez você sinta com mais frequência as contrações de treinamento. Às vezes elas vêm seguidas e dão até a impressão de que é o trabalho de parto. Para ser trabalho de parto mesmo, elas têm de ser cada vez mais fortes. 

É possível que você tenha mais secreção vaginal. Isso é normal. Um fiapinho de sangue na calcinha também não é motivo de preocupação. Mas procure o médico se tiver sangramento de verdade. 

Confira seu calendário do bem-estar para esta semana 

Prevenindo a pré-eclâmpsia 
Uma grande preocupação dos médicos nesta fase da gravidez é a pré-eclâmpsia. Por isso eles sempre vão tirar sua pressão nas consultas, que agora são mais frequentes. Os três sintomas preocupantes são: pressão alta, mãos e rosto inchados e presença de proteína na urina. Dor de cabeça forte e alterações na visão também são sinais de alerta. 

Se o médico achar que você corre risco de ter pré-eclâmpsia, pode querer adiantar o parto, seja fazendo uma cesariana, seja induzindo o parto normal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio deixar seu comentário...Fico muito feliz...volte quantas vezes desejar!!!! bjo. Luh