Você tem um bebê ai na sua casa igual a minha pequena que é um verdadeiro terror na hora de dormir? Então leia essa reportagem, acho que pode ajudar...
Para fazer o ritual do sono não é preciso de mágica e nem varinha de fada! Se você é mãe ou pai e o seu maior desejo é dormir, mas o seu pequeno fica ligadão, algumas dicas simples podem ajudar a tornar o sono da família mais tranquilo.
Um estudo realizado pela Johnson & Johnson contou com a participação de Jodi Mindell, especialista em sono pediátrico do Hospital das Crianças da Filadélfia. Participaram da pesquisa 58 bebês e mães com menos de dois anos de idade. Num primeiro momento as mães foram orientadas para continuarem com a rotina normal durante o dia. Em seguida deveriam seguir esse ritual: banho morno, massagem no corpo do bebê ou alguma atividade tranquila para o pequeno.
Veja só que interessante os resultados: os pequenos acordaram 38% menos durante a noite, reduziu-se em 49% o tempo de vigília noturna e os bebês dormiram 37% mais rapidamente. Só benefícios, para os bebês e pais!
Que tal seguir algumas dicas? É fácil e tornará a hora de dormir muito mais gostosa!
MANTENHA UMA ROTINA FIXA
A repetição é tranquilizadora para o bebê, pois ele, conhecendo a rotina, deixa-se ser induzido por ela. O ideal é que tudo siga um ritual, que deve ser repetido sempre da mesma forma e no mesmo horário.
EVITE AGITAÇÃO
Geralmente o comportamento noturno do bebê tem influência direta no seu comportamento durante o dia, e principalmente no comportamento de quem está pertinho dele. Por isso, nada de agitação. Se o bebê sentir esse clima se agitará também.
SHANTALA
A massagem ajuda a criança a relaxar o corpinho e favorece o sono mais reparador.
BANHO DE IMERSÃO
Depois da Shantala, o ideal é terminar com um banho de imersão para completar o relaxamento. O banho é sempre tranquilizador e ajuda naqueles momentos em que você tentou tudo e nada adiantou.
AMBIENTE ACOLHEDOR
O colchão, o berço, a roupa de cama e o pijama devem ser bem gostosos! Um pouquinho antes da soneca noturna não ofereça estímulos, como televisão e muita luminosidade no ambiente. Coloque uma música tranquila, leia um livro e fale com tom de voz mais suave. Sentindo esse ambiente calmo será mais fácil o pequeno não brigar com o sono.
BICHINHOS
Oferecer um objeto de transição, como um bichinho, por exemplo, desde que seja lavável e sem pêlos para não causar alergias, pode representar a segurança de que ele não está sozinho.
MÚSICA
A associação da música suave ao sono também é recomendada e o ideal é que seja sempre a mesma música.
retirado daqui!
Aqui em casa ainda é um terror, logo mais vou até fazer um post . Ótimas dicas !
ResponderExcluirEu nunca tive problemas na hora do dormir, mas eu não dou banho porque percebi que o banho agita o Luiz Felipe, engraçado,né? beijo, tati - amigosdefraldas
ResponderExcluirCoisa mais linda essa foto! A Lara dorme muitissimo bem, desde o começo. Aprendi com minha mãe: até hpje, chega 20h eu tenho vontade de ir dormir, porque qdo era pequena, esse era o nosso horário de dormir, querendo ou não. Sigo assim com a Lara e está dando certo. Dorme as 20h, as vzs antes, dorme a noite toda. E de dia tbm, após o almoço. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br
ResponderExcluirAqui em casa qndo começa a dá a hora de dormir, deitamos no sofá juntos, colocamos no desenho com som mais baixo, luz apagada e muito carinho. Apesar que as vezes isso não funciona rsrs
ResponderExcluirBeijos Mi Gobbato
http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/
Oi Luana, essas dicas são realmente úteis. Eu sempre fiz isso comas minhas filhas. Aliás, até hoje faço massagem de vez em quando. Além de aproximar, ser um momento de carinho, ajuda a relaxar e melhora o sono.
ResponderExcluirbeijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/