segunda-feira, 4 de abril de 2011

Gravidas podem usar produtos cosméticos?????

Os especialistas recomendam que mulheres grávidas não usem cosméticos à base de ácido retinoico, um tipo de vitamina A muito usado em cremes antirrugas e voltados a melhorar o aspecto da pele.

Isso porque algumas pesquisas mostraram que altas doses dessa vitamina durante a gestação podem ser prejudiciais ao feto.

Caso você já venha usando um creme que contenha ácido retinoico, tenha calma. Não há dados ainda indicando que as doses tópicas da substância causem problemas, mas os médicos preferem evitar qualquer risco de má-formação, daí o alerta.

Simplesmente pare de usar o que estava aplicando e comente o assunto com o médico na próxima consulta do pré-natal.

A mesma recomendação vale para os cremes feitos com ácido salicílico, da família das aspirinas e usados no tratamento contra espinhas.

Estudos também indicaram que ingestão demasiada de ácido acetilsalicílico pode levar a anomalias no bebê e diversas complicações na gravidez.

Medicamentos à base de flutamida (às vezes receitados para problemas de pele ou queda de cabelo) também não podem ser usados na gravidez. Em muitos países, é até proibido que qualquer mulher tome flutamida, para evitar riscos numa eventual gestação.

Portanto, se você for uma daquelas grávidas premiadas com espinhas no primeiro trimestre de gestação, converse primeiro com um dermatologista antes de sair comprando cremes para o rosto por contra própria, e não deixe de avisar que está grávida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio deixar seu comentário...Fico muito feliz...volte quantas vezes desejar!!!! bjo. Luh